segunda-feira, 4 de maio de 2009

Rochele escreve seu nome

Eu estava sozinha em casa com a Rochele e tinha umas coisas para estudar e passar a limpo. Fui ao quarto buscar as coisas para fazer na sala e a Rochele veio atrás de mim, curiosa como sempre... Deixei a porta aberta e ela entrou comigo. Queria fazer algum jogo com ela mas não sabia qual, não tinha nenhum em mente. Perguntei se ela sabia algum jogo e ela disse que não. Talvez ela gostasse de desenhar. Perguntei se ela queria desenhar mas ela disse que não. Mesmo assim, eu peguei em papel branco e as minhas canetas coloridas e fui para a sala, sabendo que ela viria atrás de mim.
Sentei-me na mesa e ela ficou em pé a observar-me. Eu disse para ela se sentar mas não quis, foi deitar-se no sofá. Enquanto eu escrevia ela dava voltas no sofá, visivelmente aborrecida... Até que levanta-se e veio observar-me outra vez. Seu disse para sentar-se e ela sentou-se! Dei-lhe as folhas e as canetas (lamentando em pensamento não ter lápis de cor) e ela começou a desenhar. Fez uma casinha como as crianças fazem, com uma árvore em casa lado, como as crianças fazem. Em baixo desenhou uns corações e para minha surpresa, depois de a mãe ter dito que ela não sabia escrever, ela começou a escrever o nome dela. E escreveu-o várias vezes! Tem uma letra bonita. Perguntei se ela sabia escrever mais alguma coisa e ela disse que não.
A Rochele fez vários desenhos e em todos ela fazia corações e o nome dela. No final de cada desenho ela sempre queria amassar a folha e deitar fora mas eu sempre dizia que o desenho estava lindo e perguntava se podia guardá-lo para mim, como ela disse que sim, tenho-os comigo.
A mãe dela chegou no meio de um desses desenhos e ficou muito admirada com o nome dela escrito e perguntou à Rochele no tom mais sínico do mundo: "Ah que lindo! Foi a moça que te ajudou a escrever?"
Como a Rochele não respondia ela perguntou-me se eu a tinha ajudado a escrever, e eu, que nem sou mãe dela nem nada, respondi com o maior orgulho "não, foi ela que escreveu!"
Ela ficou meia atrapalhada e disse um "Ah..." muito seco... Depois ainda fez a triste recomendação num tom de repreensão para que a Rochele não me atrapalhasse!
Não acredito que ela nem saiba que a filha escreve o seu nome!!!
Cada vez me decepciono mais de estar naquela casa...

Luisinha

Sem comentários: