sábado, 14 de novembro de 2009

Irmãos

A relação entre irmãos é sempre diferente de criança para criança. Às vezes surpreende pela positiva, outras vezes pela negativa. Mas tudo é uma questão de hábito à ideia, à companhia e ao que se vive junto. Claro que o papel dos pais e da família também é muito importante, mas acho que o mais importante é o que sai espontâneo entre os irmãos.
Quando eu era pequenina, ainda não tinha bem 2 anos e já tive um irmão. A minha mãe diz que quando ele começou a falar não dizia os "R", as frases era do tipo "quelo uma pêla madula!" eheheh
Não me lembro do porquê me incomodar o facto de ele falar assim. A minha mãe conta que um dia estávamos os dois sentados no chão. Eu com uns 3 anos e ele com 2 mais ou menos. Então eu disse-lhe assim: "Repete o que te vou dizer - Ra, Re, Ri, Ro, Ru, como diz o Nuno Cha-fa-riz!" e foi tudo repetido tal e qual e desde aí ele passou a falar bem! Partilhamos muitas brincadeiras juntos (desde brincar com bonecos até saltar do guarda-vestidos para a cama e parti-la eheheh).
Depois nasceu o meu irmao mais novo, tinha eu uns 5 anos. Contava-lhe histórias para ele dormir, e brincamos muito os dois.
Também tive uma relação muito boa com os meus primos pequeninos, já eu estava na adolescência a caminho da idade adulta. Sinto que sempre foi uma relação muito boa porque sempre preferiam o meu colinho! Mas o mais importante que eu queria contar é em relação a esses meus primos Rui e Gonçalo. O Gonçalo tinha 4 anos quando o rui estava para nascer. Não se lhe podia falar no irmão mais novo que ele gritava, agredia, não se podia falar... Receou-se de certa forma que ele rejeitasse o irmão mas aconteceu justamente o contrário. Depois que o Rui nasceu o Gonçalo foi sempre muito amigo e cuidadoso com o irmão. Lembro-me de a minha tia me contar que (tinha o Gonçalo uns 7 anos e o Rui uns 3) ela estava a tomar banho e entretanto o Rui vomitou... O Gonçalo levou-o à casa de banho, depois aqueceu água no microondas para lhe dar, para se sentir melhor. Agora eles têm 15 e 11 anos e continuam muito amigos!
Ter irmãos é sempre muito bom, e quando eu tinha 14 anos descobri que ainda tinha mais 2 irmãos da parte do meu pai! Com a minha irmã não houve muita relação porque ela preferiu manter-se distante naquela época, mas com o meu irmão foi amor ainda antes de o conhecer!
Agora vai nascer uma priminha, a Mariazinha (como lhe chamo), e vai ter como irmã a Sofia. Estou curiosa para ver como vai ser a relação das duas! a outra priminha por nascer vai ser a primeira, ainda não tem nome e desejo que não seja a única filha dos meus primos.
Às vezes sinto "pena" de quem é filho único porque vive-se tantas coisas com um irmão... Mas sei que muitos são felizes assim, embora outros passem a vida a desejar uma companhia do mesmo sangue.

Luisinha


Sem comentários: