quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O meu professor da 4ª classe


Ontem estava à espera de uma pessoa na rua e dois senhores pararam a conversar à minha frente. A voz era inconfundível! Era o meu professor da 4ª classe. Quando se despediu do senhor disse: "saúde, força e resistência, que é o que é preciso, resistência!"
Resistência tive que ter eu e os meus colegas da 4ª classe, tendo-o como professor!
Eu sempre tive a mesma professora desde a 1ª à 3ª classe, uma senhora muito querida e paciente, mas este professor tinha a fama de ser muito mau, violento... Quando eu soube que ele seria meu professor chorei muito... Os boatos vieram a confirmar-se. Era muito autoritário, sem paciência, batia-nos, chamava-nos nomes, humilhava-nos etc... Mas à frente dos pais era um santo!
Presenciei uma colega que chorava, não queria ficar. Eu e as outras crianças da sala saímos para espreitar lá em baixo o berreiro da P. e a mãe preocupada sem saber porque é que ela não queria ficar. O professor muito "simpático" dizia "não se preocupe senhora, ela vai ficar bem, não vais P.? Pode ir descansada que isso passa já". Mal a mãe saiu, ele discute com a P. diz-lhe para subir as escadas e como ela chorava e não queria, tentando alcançar a mãe que já tinha ido, ele pega-lhe pelos cabelos e arrasta-a pelas escadas acima até à sala!!!
Lembro-me também de uma vez não sei bem porque foi, se foi porque o menino se esqueceu de fazer os deveres ou porque não acertava a resposta que ele queria (tanto fazia...) o professor deu-lhe um estalo tão grande que ele bateu com a cabeça na parede! Puxava orelhas que metia medo, parecia que as ía arrancar e às vezes não a largava enquanto não obtivesse a resposta...
Muitas más recordações, infelizmente, o que amenizou um bocado a coisa, é que, não sei bem porquê a nossa professora dos anos anteriores estava connosco de vez em quando numa espécie de "auxiliar".
Realmente foi preciso muita resistência com ele.
Mas a vida foi bastante dura com ele, tirou-lhe a vida da mulher e da filha, infelizmente... Apesar disso, quando o vejo, parece que os anos não lhe passaram, parece que nem uma ruga nasceu. Continua com a mesma imagem que eu tinha quando entrava na sala de aula, chega a ser assustador mas como já sou crescida, nem me incomodo mais.
Mas às vezes chego a pensar que um professor pode ter muita influência na nossa vida futura. Este professor mal tratou e humilhou-nos muito fazendo questão de dizer que éramos incapazes, burros, incompetentes, o que se possa dizer para desmoralizar uma criança, passamos um ano assim. Agora vejo as pessoas que andaram comigo na escola nesse "maldito" 4º ano e vejo que 90% delas não progrediram muito na vida... Empregos precários, um deles matou-se, enfim... Pode ser coincidência mas acredito que sempre acabamos por ter influência directa ou indirecta naquilo que fazemos ou dizemos a outra pessoa, ainda mais com crianças!!

Luisinha


Sem comentários: