sexta-feira, 12 de março de 2010

Ficar doente

Lembro-me que quando eu era pequena e ficava doente de cama, o meu irmão do meio também ficava. Então estávamos nós de cama e frequentemente a minha mãe deixava-nos na cama dela antes de sair para trabalhar. Ficávamos aos cuidados da Maria. À hora do almoço a minha mãe vinha-nos ver. Quando já estávamos melhorzinhos mas não podíamos sair da cama para não termos uma recaída, e os brinquedos já não tinham piada, a minha mãe comprava livros para pintar e lápis de cor. Lembro-me até de ela uma vez ter trazido uma capa que vinha cheia de desenhos avulsos para pintar, e lá estava eu e o meu irmão a tarde toda a pintar, a desenhar, a usar a criatividade. Eu adorava!! É que para uma criança é muito aborrecido ficar doente, pelo menos para mim. Uma vez eu estava na cama e comecei a chorar... A minha mãe foi aflita a perguntar o que me doía e eu só respondi: "Estou farta de estar doente!!" eheheheh...
Quando eu era pequena ficava doente frequentemente, cheguei a ter de levar uma injeção de penicelina! E o ficar doente era uma coisa "normal" para mim até muito tarde. Todos os Invernos era certo que ficava doente! Depois que comecei a ser vegetariana aos 20 anos isso comecou a desaparecer... Muito raramente fico doente e quando fico já não é com a intensidade de antes, e passa mais rápido.
Apesar de no estágio as crianças terem estado doentes com febres, constipadas, gripes, etc, e as minhas colegas e a educadora também, eu tenho escapado aos espirros que as crianças dão para cima de mim, e aos "perdigotos engripados" que me voam para a cara quando me querem dizer alguma coisa. Estou normalíssima, nem pingo no nariz!! Tenho-me safado... Por este andar, penso que neste Inverno não irei ficar doente! E ainda bem!! Porque ainda guardo um bocado do sentimento de criança, e quando fico doente ainda me aborreço com o pensamento: "Estou farta de estar doente". Por isso espero bem não ficar!!
Segredos não existem, mas fica um pouco daquilo que eu tenho feito:
Comer muitas verduras, frutas, sementes, sopas, levedura de cerveja, iogurtes.
Evitar: coisas muito doces (ok... esta eu não cumpro muito porque adoro chocolate eheheh), fritos, enlatados, coisas com corantes e conservantes, comida "artificial".
Durmo bem agasalhada (para que não acorde a meio da noite com dor de garganta e resulta!).
Acho que é só isso... Já passei por momentos de pés completamente encharcados uma tarde inteira, já apanhei alguma chuva, já apanhei vento forte e frio, já fui à varanda pendurar roupa à noite com mito frio, e tenho sobrevivido graças a Deus. Espero continuar assim para que não tenha de perder um só dia do meu estágio!
E como ainda não fiquei doente, parece-me que vou ganhar uma aposta, que termina quando chegar a Primavera.

Luisinha

Sem comentários: