quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Passado...


Hoje foi um dia de nostalgia ao passado...
A minha avó ligou-me, tinha uma coisa para me dar. E tinha de ir lá hoje, como ela queria! Então lá fui.
Ela tinha comprado uma meia-calça preta mas não reparou que tinha uns quadrados brancos ao lado, e como achou que aquilo era para "juventude" preferiu dar-me. Também me ofereceu um quarto de queijo (adoro queijo!). Pouco falei com ela porque ela estava na sala com o seu afilhado, um senhor com alguma idade que queria saber da sua mãe. Quando ela havia falecido ele tinha 4 anos e pouco ou nada sabia dela, então a minha avó esteve a falar-lhe da sua mãe. De certo foi uma tarde muito especial para ele! Entretanto eu estive com a empregada da minha avó, uma senhora que já anda pelos 60 anos, é como se fosse da família pois começou a trabalhar na casa da minha avó muito novinha, praticamente uma adolescente!! Entretanto chegou uma amiga da minha avó, a contar da sua viagem de camioneta pela terra onde morou muitos anos mas que estava diferente, de tal forma que nem sabia localizar-se!! Mas diz que estava tudo muito bonito!
Quando lanchei vi o recheio da casa antiga onde a minha avó morava, e de que eu sinto muitas saudades... Os copos, os talheres, os recipientes das especiarias, os tabuleiros...
Quando eu disse à minha avó que tinha de ir embora, ela pediu para esperar um bocado... O afilhado dela tinha deixado uma caixa cheia de bolos!! Pegou alguns para mim. E enquanto ela esteve à procura de um papel para dar à amiga dela, eu estive a admirar a sala. Pareceu que a minha avó tentou manter alguma da disposição das coisas, tal como estavam na casa antiga... Móveis, quadros, etc... Pareceu até um bocado estranho a "recriação" do que era antes, apenas com o recheio, mas sem as paredes, o chão e o tecto. Nunca tinha pensado em como um invólucro desses fazia tanta importância e tanta diferença... Eram apenas paredes, apenas chão, apenas tecto, mas eram a base de tudo o que se foi vivendo lá dentro. Se for verdade que tudo o que as pessoas vivem fica marcado na casa, que ouve com as suas paredes, sente com o seu chão e acolhe com o seu tecto, se aquela casa falasse diria que lá fomos muito felizes!!!
Não há na família quem não sonhe em ganhar o Euromilhões ou o Totoloto para comprar aquela casa. Nela há um símbolo estranho, o cartaz da imobiliária que está a negociá-la. Vale 30 mil euros (juntamente com as duas casas ao lado).

Luisinha


Sem comentários: