quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Fragilidades...


Conheci o Matias quando estive no intercâmbio, no Brasil.
Ele é um moço de 26 anos da Hungria, a família dele passa miséria, ele tentou a sorte no Brasil. Não foi boa escolha, como tem sentido na pele...
Saiu da pensão onde estava (onde o conheci), passou uma noite na rua, esteve num abrigo religioso católico (também ele é católico) e agora está num hotel Franciscano. Emprego é muito difícil e na área dele não consegue nada também. Quis fazer doutoramento em Letras mas quando tinha chegado ao Brasil, as vagas já tinham acabado.
Antes de me vir embora, a minha maior alegria foi encher-lhe a mochila com comida! Quem nos visse sem conhecer o contexto devia achar que eu era uma pessoa má, porque ele punha 2 maçãs num saco plástico e eu dizia: "Oh Matias, só duas?! Põe mais!!" eheheh
Ele está lá há 1 ano e não consegue nada... Disse-me que está no limite das forças dele e com medo que lhe prejudique a saúde gravemente (já quando eu vim embora em Julho do ano passado ele estava super magro!!).
Agora tem uma visão diferente do Brasil, onde as coisas não são tão fáceis como se imagina, ou são para quem tem manha na vida, e ele ainda é muito inocente... ou certinho demais... ou é como toda a gente deveria ser, enfim...
Agora quer vir para Portugal, e não sei o que fazer com ele!! Lá ele ainda tem aqueles abrigos religiosos e aqui??!! Alguém sabe de um lugar para ele não ficar na rua? Queria ajudá-lo mas não sei como... Pelo menos, se ele conseguir vir para Portugal, fome não passará, que nisso eu posso ajudar, com o pouco que seja, mas moradia é que me é impossível... E diz ele que vai tentar vir já em Março!!
(Chateia-me pensar naqueles diamantes de adorno... e eu sem poder ajudar nas fragilidades das pessoas...).

Luisinha


Sem comentários: