sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Poda das Árvores

Ainda estou por entender o que é que leva à plantação de árvores de copa larga e abundante nas grandes cidades, se não as deixam crescer de forma livre e natural...
Se é a falta de espaço, a estética, a sujidade das folhas, existem árvores de todos os tamanhos e feitios!! Pode-se escolher a que melhor se mantém sem dar tantas despesas de podas abundantes que só servem para isto:
1. Matam a árvore lentamente (não dá a "força" que se julga, conversem com um especialista para verem que é verdade!).
2. Gastar o nosso dinheiro.
3. Fazer barulho logo de manhã com as serras-eléctricas.
4. Fazem lixo sem necessidade.
5. As pessoas quase são obrigadas a andar pela rua porque os passeios ficam cheios do entulho dos galhos que se amontoam à espera do camião que os vem buscar.
6. Condições de trabalho sem segurança NENHUMA!!! Ou pelo menos na minha freguesia é assim!

O jardineiro da minha freguesia é muito antigo mas ainda se pode dizer que é um senhor novo. Até pode saber o que está a fazer mas acidentes acontecem, ora vejamos... Ele sobe às árvores sem segurança nenhuma, igual às crianças que sobem sem protecção, mas ele leva consigo uma serra-eléctrica!! E basta olhar durante pouco tempo para o vermos nas seguintes condições: uma mão segura a serra-eléctrica e a outra segura-se num galho. Um pé faz de apoio e o outro vai "apalpando terreno" a ver se o ramo aquenta... Fez-me muita impressão ver aquilo!! Depois há cá em baixo uma ou duas pessoas que vão amontoando os galhos que caem ao chão. O meu irmão disse: "já viste se a serra-eléctrica cai em cima de algum deles?" e eu na tamanha admiração perante aquela cena acrescentei pior: "não, já viste se ele cai em cima da serra-eléctrica?!" o que pode ser perfeitamente possível, nesta altura do ano em que as árvores andam cheias de lodos escorregadios, fungos viscosos e humidade das chuvas... Estes dias tentei tirar-lhe uma foto e mandar para o Nós Por Cá da SIC, mas para meu azar a máquina estava sem bateria e eu tinha de ir para a universidade... Pode ser que ainda tenha sorte, porque vejo que ainda há muitas árvores para cortar aqui. E se virmos bem, a sorte nem é minha, é dele que se eu conseguir enviar a foto, com certeza que as coisas vão mudar do dia para a noite e vamos ver o senhor jardineiro a cortar os galhos cheio de apetrechos de segurança que não farão mais aflição aos nossos olhos... Triste também foi ver que ele esteve nessa falta de condições a cortar dentro da escola primária!! Um perigo para as crianças. Até que não aconteça alguma coisa as pessoas acomodam-se até em situações de risco de vida! É impressionante... O jardineiro bem podia exigir questões de segurança, não é justo pôr uma pessoa a trabalhar assim!
Antes eu centrava-me nas podas porque as árvores não ficam podadas, eu diria mais "amputadas" porque quase não lhes restam ramos ficando o tronco de forma horrivelmente exposto. Agora que vi como são feitas estas podas, sem segurança para as pessoas, nem sei do que me queixe, se da poda ou das condições em que ela é feita... Ambas são questões dignas. Vou-me limitar a lançar o caso à televisão, se conseguir as fotos.

Luisinha


Sem comentários: