quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Deus em inglês


No dia 6 de Janeiro fui jantar à casa da minha prima, porque era dia de Reis e porque a filha dela fazia 1 mês de vida!
A família estava toda reunida e eu ando sempre no meio dos mais pequenos a inventar jogos e brincadeiras e as que eles mais gostam são as que envolvem a participação da família.
A Sofia foi buscar um livro com os personagens Disney a ensinar inglês e queria fazer alguma coisa relacionada com aquilo. Então dei a ideia: "porque é que não fazemos palavras cruzadas para cada um tentar adivinhar uma palavra? E no fim vai haver uma palavra intrusa que será formada com as que as pessoas adivinharem!"
A ideia era boa, então ela lá foi buscar lápis, papel e estivemos, eu a Sofia e o Rui a organizar as palavras cruzadas com palavras do livro dela. Uma altura disseram que ali era a mesa infantil, mas eles, como já têm 12 e 8 anos, sentiram-se um bocado "ofendidos" então ficaram todos contentes quando eu respondi "não! Aqui não é a mesa infantil, é a mesa dos pré-adolescentes!" ficaram logo com outra cara eheheh.
Uma das palavras que surgiu para colocarmos nas palavras cruzadas era "GOD" e a dúvida estava no seguinte: como é que seria a pista desta palavra? A Sofia disse: "é a pessoa que é pai do Jesus" e eu disse que podiam confundir com José. Para provocá-los disse: "mas Deus não é uma pessoa e também não é uma coisa...". A Sofia disse: "Deus é o pai de Jesus porque ele esteve com a Maria, mas não em pessoa, mas estiveram juntos. Ela não esteve com José, por isso é que José é só pai adoptivo de Jesus e Deus é que é o pai verdadeiro!"
O rui ainda brincou um bocado e disse: "Não sabia que naquele tempo já havia famílias separadas e adoptados..." eheheh
A Sofia continuou o seu raciocínio: "É que José ficou com a Maria porque teve pena dela, ele ficou com ela para que as pessoas não se rissem da Maria!" O Rui perguntou: "e eles casaram?" a Sofia respondeu muito convicta: "casaram! Depois casaram". A conversa estava interessante... Até que a sofia disse "podemos pôr na pista aquele em que os cristãos acreditam!".
Pronto, estava resolvido!
E até a brincar se fala em Deus e se conhece a Sua história.
(No final a palavra intrusa era FAMILY com a pista: "aquilo que nós somos, uma...").

Luisinha


Sem comentários: