terça-feira, 1 de setembro de 2009

Vida

Não quero começar a julgar ninguém, só quero dizer o que sinto.
Tenho duas primas que estão grávidas de aproximadamente 2 e 5 meses.
Há cerca de 8 anos atrás uma delas (a que está de 2 meses agora) ainda estudava, estava a acabar o curso e namorava. Engravidou (mesmo com o uso do preservativo!!). Ficou com medo do pai, tentou matar-se ingerindo vários remédios... Felizmente não conseguiu o fim que queria e parecia estar tudo bem com o bebé. Até dormi com ela na clínica a tentar dar-lhe uma força. O pai não lhe falava. Ela conversou com o pai e optou pela sua sugestão... Abortar! Chorei tanto... Sonhei que era um menino que ela teria mas acho que não se chegou a saber, ainda era muito pequeno, tinha 2 meses de gestação. Seguiu a sua vida, terminou o curso, casou com o mesmo namorado pai do bebé morto.
A outra minha prima (que está agora de 5 meses) tinha engravidado do 2º filho no ano passado. A certa altura os valores deram uma suspeita de Síndrome de Down. Ficou com medo porque temos um caso na família com esse síndrome (que até já faleceu). Ela quis arriscar um exame invasivo e perigoso para a vida do bebé, pois se ele tivesse mesmo down ela iria tirar! Fiquei tão triste... Lá foi fazer o exame, que disse estar tudo normal! Pouco tempo depois, e com 5 meses de gestação o bebé parou de mexer... Estava morto com o cordão enrolado no pescoço dentro da barriga. Penso que foi por causa daquele exame... Porque tudo estava a correr tão bem... Era o menino que ela queria, pois já tem uma menina.
Agora estão as duas grávidas! Ainda não se sabe o sexo, mas são as minhas primas às quais lhes fizeram o jogo da agulha e diz que terão as duas meninos eheheh.
Mas não consigo deixar de pensar em como, de uma forma e de outra, duas vidas se perderam quando poderiam estar aqui... O importante é que agora está a correr tudo bem, ou mais ou menos. A minha prima que está grávida de 2 meses está com anemia e já a tinha antes de engravidar porque simplesmente não come vegetais!!! Anda a comê-los PORQUE a mãe põe na sopa. Admira-me que ela tenha anunciado que estava a tentar engravidar e não foi capaz de fazer exames para ter esse cuidado. Se agora ela não tem nem para ela, que fará para o bebé, que a partir do 3º mês vai "roubar" boa parte das reservas dela para o desenvolvimento do organismo já formado. Mas enfim, cada pessoa sabe de si! Nem eu sou perfeita e sei que quando chegar a minha vez vou fazer alguns "disparates"... eheheh mas com certeza não tirarei a vida que nascer dentro de mim!

Luisinha


Sem comentários: