quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Ordenação

Há uns anos fui à ordenação de um padre. Nunca tinha ido a nenhuma. Fui porque ele pertence à família do meu namorado.
Era um moço novo e visivelmente nervoso.
Fiquei um bocado admirada com todo o aparato que havia em torno da ordenação. Primeiro o jovem veio em procissão com o padre da paróquia, o presidente da junta, o presidente disto e daquilo... As pessoas estavam todas vestidas como se fossem a um casamento, as melhores roupas possíveis! A disputa pelos lugares da frente era grande. Não sei como fui parar a um dos primeiros bancos, logo atrás dos pais do jovem que iria ser ordenado padre!
Foi uma cerimónia muito bonita, era tudo novidade para mim. A maior das surpresas foi a parte de beijar as mãos do recém sacerdote!!! Mesmo que não quisesse ir, praticamente fui "arrastada" pela multidão que estava em pulgas para o fazer! Houve até quem me calcasse o chinelo e não conseguia dar um passo em frente!! eheheheh O calor era muito, e mesmo assim as pessoas avançavam para cima das outras de uma forma incomodativa... Como se aquilo lhes fosse dar algum estatuto ou sei lá... Elas só viam o altar e mais nada!
Eu nem sabia ao certo ao que ía, só sabia que estava a ser literalmente arrastada!! comecei a ver o que as outras pessoas faziam e nem queria acreditar... eu que sou uma envergonhada teria que beijar as mãos de um desconhecido (e na palma!! Ainda se fosse nas costas da mão vá lá, mas não... eheheh). Tendo em conta que a cerimónia foi bonita, tudo correu bem e ele estava até mais nervoso que eu, lá peguei as mãos, beijei e disse "felicidades!". Ele estava a suar, a tremer, a corar e disse "obrigada" e assim continuou com cada um que dele se aproximava.
Ficou feliz com uma paróquia relativamente pequena. Ficou feliz com a sua ordenação. Apesar do nervosismo, penso que é das pessoas que na hora de fazer algo, sabe exactamente o que fazer, e isso é que é importante! E mais do que isso, a fé que tinha e a vontade de dar de si eram visíveis a todos! Isso é que conta, isso é que nos faz feliz, isso é o que temos para dar aos outros e tudo se conjuga na construção de uma família cristã!

Luisinha


Sem comentários: