sábado, 1 de agosto de 2009

Velhinhos na igreja

Quando entro numa igreja, às vezes na hora do terço, 99% das pessoas que lá estão são idosos! Gosto de os ver lá. Parece que eles trazem a fé dos seus tempos, a fé que não se vê hoje em dia. O gosto pelas músicas e ladainhas que sempre me emocionam o coração, adoro ouvi-los cantar. Estes dias até reparei que os homens, cantando a mesma música, faziam a segunda voz do que as mulheres cantavam! Foi tão lindo! A forma como encaram as suas vidas em fé. Fico a pensar... Quando eles forem embora, quem vai ficar para rezar o terço? Quem vai cantar com aquela fé? Quem frequentará as missas? Fico com um vazio no coração de pensar que estas pessoas estão a ir embora... Acho que os jovens de hoje não serão mais os idosos que temos. Não vai haver mais a "tia Maria" nem o "senhor João"... Não vai haver quem lhes tome o lugar no banco da missa ou na oração do terço. Para mim a geração destes idosos que temos é a mais querida que já existiu!
Lembrei-me agora de uma senhora velhinha que me perguntou se eu sabia se estava ali o senhor das sardinhas e ficamos cerca de uma hora a conversar na rua, sem nos conhecermos!! Ela tinha tanta fé... Passava algumas dificuldades, vivia numa zona pobre de Marco de Canaveses, o que ganhava era da venda das cestas que fazia. Tinha uma fé enorme! Falou-me que os padres são a representação de Deus cá na Terra e por isso devemos respeita-los e acrescentou que os padres são santos. Pediu-me que não me esquecesse de rezar por ela. Não me esqueci do seu nome! Maria da Conceição Magalhães. Já foi há alguns anos, talvez já tenha falecido... Mas na despedida ela chorou, pegou nas minhas mãos e disse "obrigada por ficares a falar comigo! Estou sempre tão sozinha... É muito raro uma moça tão nova como tu ter gosto em falar com uma velha como eu!". E foi mesmo com muito gosto! Ela é a minha geração preferida, tenho-a sempre no meu coração. E por todos eu rezo.

Luisinha


Sem comentários: